Formação em Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros
Entre os dias 10 e 18 de novembro, decorreu na Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo a formação "Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros", promovida pela Equipa de Higiene e Segurança, com a colaboração dos enfermeiros Felisberto Silveira, Carlos Ormonde e Tiago Romeiro.
Esta ação contou com a participação de 170 formandos, provenientes de diversas áreas técnicas da instituição, num esforço conjunto de capacitação que reforça a preparação das equipas para atuar de forma eficaz em situações de emergência.
O objetivo central da formação foi desenvolver competências práticas e teóricas que permitam uma resposta mais segura, coordenada e eficiente perante situações críticas.
Agradecemos à Mesa Administrativa por ter concedido esta oportunidade de formação, bem como a todos os colaboradores e intervenientes que contribuíram para a sua organização e sucesso.
Dirigimos também um agradecimento especial aos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória pelo empréstimo dos manequins de treino, colaboração essencial para as sessões práticas.
Capacitar profissionais é investir na segurança, qualidade e humanização dos cuidados. O Conselho Europeu de Ressuscitação reforça que, quanto mais pessoas souberem atuar em situações de emergência e aplicar manobras de Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros, maiores serão as probabilidades de salvar vidas.
Acordo de Parceria Estratégica "Rendimento, Sustentabilidade e Crescimento" 2023/2028 passou a integrar novos parceiros, entre os quais a União Regional das Misericórdias dos Açores (URMA) e a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social (URIPSSA). Segundo o Presidente da URMA, esta cerimónia significou " o testemunho do nosso compromisso com o bem-estar das nossas comunidades, com a sustentabilidade das nossas ações e com a visão de um futuro próspero e inclusivo. O caminho que traçamos juntos, de mãos dadas com o Governo Regional, entidades públicas e privadas, reflete o espírito de solidariedade que sempre guiou as Misericórdias ao longo dos séculos."

No âmbito da sua Agenda Cultural para o ano 2024, a Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo organizou o Encontro "Conventos e Mosteiros Franciscanos. Espaços de Memória e Religiosidade nos Açores do séc. XXI", que teve lugar no dia 17 de outubro p.p., na Igreja do antigo Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Angra. O evento integrou 3 conferências, que veicularam perspetivas diferentes sobre esta temática, e foram proferidas pelos oradores convidados: Doutor Duarte Nuno Chaves, Doutora Margarida Sá Nogueira Lalanda e Dr. Francisco Maduro-Dias.

Convite
Igreja das Concecionistas
A Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Angra Heroísmo convida os Irmãos/ãs e todas as pessoas interessadas, para participarem no Encontro dedicadas à temática dos "Conventos e Mosteiros Franciscanos. Espaços de Memória e Religiosidade nos Açores do Século XXI", que se realiza no próximo dia 17 de outubro, na Igreja do antigo Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Angra.
Serão proferidas três palestras, com perspetivas diferentes, a cargo do Doutor Duarte Nuno Chaves, da Doutora Margarida Sá Nogueira Lalanda e do Dr. Francisco Maduro-Dias.
Entrada livre.
Angra do Heroísmo, 10 de outubro de 2024.
Pel' A Mesa Administrativa
O Provedor
António Bento Fraga Barcelos

