Estrutura Residencial para Pessoas Idosas(ERPI)
A
ERPI é definida como uma resposta social, onde se desenvolvem atividades de apoio social a pessoas com idade avançada, através de alojamento coletivo (utilização temporária e/ou permanente), fornecimento de alimentação, cuidados de saúde, de higiene e conforto, fomentando o convívio/lazer, através das equipas de animação social.
OBJETIVOS
- Atender e acolher pessoas em idade avançada, cuja problemática biopsicossocial seja adequada a esta resposta;
- Proporcionar serviços permanentes e adequados à satisfação das necessidades de higiene, saúde, conforto, alimentação, ocupação e bem-estar dos residentes;
- Prestar apoios necessários de forma a fortalecer e promover a manutenção de relações saudáveis entre os utentes e seus familiares;
- Oferecer aos utentes a possibilidade de viverem num ambiente humano seguro, socialmente organizado, adaptado às suas preferências pessoais e às suas capacidades, onde tenham acesso a meios que lhes proporcionem proteção, reabilitação e estímulos sociais/mentais.
Comprometemo-nos a prestar os seguintes serviços:
- Alojamento;
- Alimentação;
- Cuidados de higiene e conforto pessoal;
- Acompanhamento de enfermagem e médico;
- Reabilitação e manutenção (Fisioterapia, Terapia da Fala, Psicologia, Psicomotricidade, Nutrição);
- Atividades Ocupacionais (Educação Social);
- Lavandaria;
- Costura;
- Outros Serviços (Serviço Social, Higiene e Segurança no Trabalho).
CAPACIDADE
A ERPI tem capacidade protocolada para 153 idosos.
TIPOLOGIAS DE ADMISSÃO
A Instituição disponibiliza dois tipos de internamentos - definitivos e temporários, com as seguintes características:
- Definitivo, permite a integração dos utentes, em regime de ERPI, de acordo com as condições gerais do candidato;
- Temporário, onde importa dar resposta temporária a idosos, cujos os cuidadores não se encontrem disponíveis para uma adequada prestação de cuidados ao idoso no domicilio.
PROCESSO DE INSCRIÇÃO
O processo de inscrição é efetuado nos Serviços
Administrativos da Misericórdia, de 2fª a 6fª, das 9h00 às 12h30 e das
13h30 às 17h15.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
- Cartão de Cidadão do Candidato e do Responsável/Representante Legal;
- Cartão de Beneficiário da Segurança Social ou de outro subsistema a que o candidato esteja vinculado;
- Relatório Clínico, descritivo da sua situação clínica, sempre que se justifique;
- Declaração dos Rendimentos (pensões, complementos e outros rendimentos do candidato);
- Declaração de Liquidação do IRS ou comprovativo das Finanças de como não faz IRS;
- Listagem da medicação;
- Documento de isenção das taxas moderadoras, se aplicável.
Após a realização do processo de inscrição junto dos Serviços Administrativos da Misericórdia, será realizada uma entrevista social ao candidato e/ou responsável/representante legal, pela Direção Técnica.
MENSALIDADES
VISITAS
Horário: Diariamente, entre as 15h00 e as 18h00. Podem ser autorizadas visitas, fora do horário estabelecido, pela Direção Técnica e/ou Enfermagem, em situações devidamente fundamentadas.
Ao visitar a ERPI, deverá:
- Ser seletivo nas informações que transmite e na forma como o faz;
- Ser especialmente cauteloso em relação a eventuais alimentos, medicamentos ou outros destinados ao utente devendo, previamente, contactar o encarregado ou enfermeiro no sentido de confirmar se estes se adequam ou não às suas características e necessidades;
- Para obtenção de informações acerca do utente, o familiar e/ou responsável legal, deverá procurar, o encarregado responsável pelo piso. Na ausência deste, deve procurar o encarregado que o substitui, a Diretora Técnica ou a equipa de enfermagem.
CONTACTOS
Morada: Rua Professor Augusto Monjardino, s/n, Nossa Senhora da Conceição, 9700-020 Angra do Heroísmo
Telefone: 295204840
E-mail geral: scmah@scmah.pt
Diretora Técnica: Dra. Miriam Reis do Castelo
E-mail: miriamcastelo@scmah.pt
Enfermeiro coordenador: Enfermeiro Tiago Romeiro
E-mail: tiago.romeiro@scmah.pt